segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SÓ MESMO NO MEU QUERIDO BRASILZINHO!

PRIMEIRO DESTROEM DEPOIS CHAMAM COMUNIDADES PARA CRIAÇÃO DE "APPs"
Fonte: Diário de Pernambuco
 Suape » CPRH faz consulta pública para criar novas Unidades de Conservação         
Publicação: 10/02/2014    
 

     A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza, nestas segunda e terla-feira, consultas públicas sobre as propostas de criação das Unidades de Conservação (UC) localizadas em Suape, no litoral sul de Pernambuco. Nas ocasiões, a população, os representantes municipais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, entre outros, serão informados e poderão opinar sobre as propostas de criação das UC’s.

Na segunda-feira, a consulta pública será realizada às 9h30, no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, em Ipojuca, para verificar a proposta de criação da Unidade de Conservação no Estuário Ipojuca/Merepe. No dia 11 de fevereiro, a comunidade poderá participar da Consulta Pública sobre a criação da Unidade de Conservação no Engenho Ilha. O encontro está marcado para as 9h30, no auditório da Escola Municipal Vereador Reginaldo Loreto da Silva, em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho.
A meta para 2014 é a criar 16 novas Unidades de Conservação. No dia 30 de janeiro uma audiência pública foi realizada em Petrolina, no sertão para discutir a criação de duas novas UC’s : o Parque Estadual Reserva do Areial, com 1.600 hectares, e o Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com 4.627 hectares.

Unidade de Conservação no Estuário Ipojuca/ Merepe:
Localizada ao sul do Porto de Suape, a Unidade De Conservação Ipojuca /Merepe tem aproximadamente 1400 hectares de área apresentando grande parte de seu ecossistema de mangue e restinga. A proposta de criação desta UC sugere que a área seja categorizada como Unidade de Conservação de Uso Sustentável, onde é permitido o uso direto dos bens naturais de forma sustentável.

Unidade de Conservação no Engenho Ilha:

Com área de aproximadamente 1500 hectares, a UC do Engenho Ilha está situada ao norte do Porto de Suape em local com fragmento importante de mangue e restinga.   A categoria proposta para essa Unidade também é de Uso Sustentável e prioriza a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais.
ATE AGORA QUAIS AS CONTRAPARTIDAS DE SUAPE PELA DESTRUIÇÃO DE CENTENAS DE HECTARES DE MANGUE, O CPRH SEMPRE FAZ ESTAS CONSULTAS PÚBLICAS, COMO FOI O CASO PARA CONSTRUÇÃO  DA VICINAL BR101 - BARRA DE JANGADA QUE SUPRIMIRIA 10KM DE MANGUE MESMO TENDO VÁRIAS OUTRAS OPÇÕES. ET: O GOVERNADOR PEDIU A ASSEMBLÉIA APROVOU.
PARA QUE CRIAR ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE SE QUANDO INVESTIDORES E EMPRESÁRIOS QUEREM O GOVERNO TRANSFORMA EM ÁREA DE INTERESSE SOCIAL E TODO VAI POR TERRA. Para piorar nessa audiência pública governo e empresários construtoras e interessados foram taxativos: O dinheiro já esta em caixa. Como o EIA/RIMA  foi desaprovado por estar baseado em dados de dez anos antes e pelos protestos das comunidades atingidas em favor da preservação do berçário (Rio Jaboatão), a obra não foi á frente, porém outras quatro opção foram dadas pelos cidadãos, resultado a obra não começou, nem se fala mais disso. Enquanto isso o contribuinte que se lasque na velha Curcurana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, elogie, critique, proteste desde que seu comentário tenha como base a verdade